Aqui está algo tão tradicional e tão presente em toda e qualquer refeição que nunca paramos para observar: o brinde. Independente do lugar que você vá, ele está lá. Seja no almoço, no jantar, num brunch, num coquetel... Enfim, se há motivos para celebrar, ele está lá!
É um costume universal, que ultrapassa milênios. Mas, como é contado de boca a boca, existem diversas superstições: uns brindam apenas com bebida alcoólica, outros em qualquer momento e existem aqueles que dizem que só se pode brindar caso haja algo para se celebrar. E aí, o que fazer?!
Sabemos que quanto mais antiga a história, mais difícil comprovar sua origem, já que antigamente era difícil que se registrassem as coisas e as superstições: elas costumavam ser passadas de boca a boca de geração em geração.
Mas, uma das histórias mais aceitas e antigas em relação aos brindes era que, nas cidades da Roma Antiga, as mortes por motivo de envenenamento eram disparadamente maiores do que as outras causas. Portanto, quando o anfitrião servia qualquer tipo de bebida para seu convidado, ele colocava uma pequena quantidade desta em seu copo e ambos ingeriam simultaneamente, após tocarem seus copos, como forma de confiança.
Além disso, nessa mesma época, gregos e fenícios tinham o costume de erguer suas taças como forma de oferenda aos deuses - agradecendo o que foi dado e pedindo novas graças - para saciar sua sede.
Hoje em dia, caso haja um homenageado, este não deve se levantar e deverá ser o último a beber. Assim que todos tenham bebido, o homenageado levanta e apenas agradece aos convidados na mesa. Outra coisa: nada de se esticar todo para brindar com alguém que está do outro lado da mesa. Você pode encostar o copo com as pessoas ao seu lado. Para celebrar com quem está longe, apenas levante o copo em sinal de brinde.
Em relação ao que tem no copo: o costume surge com o brinde feito com vinho e outras bebidas alcoólicas, por isso em alguns lugares você encontrará a tradição que não se pode brindar com água, suco ou refrigerante. Copos vazios significam que a pessoa não concorda com o que foi brindado e podem até trazer má sorte.
E, que tal brindar com um drink delicioso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário