O título é porque ele nada mais é do que um petit gateau um pouquinho maior, cheio de coberturas, caldas, frutas, amêndoas, castanhas e um delicioso sorvete de palito, para completar o charme.
Ou seja, ao mesmo tempo que é uma sobremesa chique e sofisticada, ela é bem simples. O problema é: Reúne duas paixões de quem adora doce: chocolate e sorvete.
Com a febre, após seu lançamento no restaurante paulistano Paris 6, em pouco tempo, o Grand Gateau, assim como o Petit, passou a ser uma obrigatoriedade nos cardápios de bons restaurantes por aqui.
Grand Gateau - Paris 6 |
Outros também afirmam que na criação não tem nada de francês. Segundo essas pessoas, um aprendiz de cozinha norte americano aqueceu demais o forno para assar um bolo, fazendo com que a cada externa ficasse dura e crocante, enquanto o interior permanecia cremoso.
No Brasil o bolinho chegou por volta da década de 80. Nesse período Bernadette Bahia, chef mineira que tinha um restaurante em Belo Horizonte chamado Chez Dadette Haute Cuisine, já o oferecia no cardápio, com bastante sucesso. Era um pouco diferente da versão que conhecemos hoje, trazida pelo chef Erick Jacquin, francês radicado em SP desde os anos 90, que aperfeiçoou a receita original de colega Michel Bras.
Histórias não faltam para se definir a origem do petit gateau (pai do grand gateau). Outra coisa que também não faltam são as variações de recheios e ingredientes criadas. Chocolate não é mais o limite: doce de leite, goiaba, tangerina, baunilha, licores... Enfim, o que você quiser pode virar Grand (Petit) Gateau, que normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme ou baunilha e cobertura de chocolate com raspas de chocolate e amêndoa.
E gente, vamos combinar que com as fotos, deu AQUEEELA vontade de colocar as mãos na massa e se afogar nessa delícia!
Posso dizer que tenho experiência nesse assunto: frustante, eu diria. Um dia fui em um restaurante por aqui - sou de Santos, pra quem não sabe - e, lá chegando peguei o card´pio e como sempre a melhor coisa a se olhar é a sobrema (não sou a única né?!). Vi ali o famoso Grand Gateau e eu, toda ingênua falei: é nesse que eu vou (claro que eu estava pensando naquela maravilha que se come no Paris 6). E quem aparece? Um bolo de chocolate bem sequinho, com diversas coberturas, calda de chocolate e frutas, acompanhado de castanhas e uma bola de sorvete.
Apesar da sobrema estar uma delícia, não era o que eu esperava e muito menos era a cara do doce que caiu na tentação e anda preenchendo a mesa e o Instagram da galera. Era algo gostoso, singelo, mas nada Grand. Por isso, frutada como eu estava, decidi: Vou colocar a mão na massa e seja o que Deus quiser!!
Grand (Petit) Gateau
Rende: 6 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 20 minutos
Tempo de Espera: -
Dificuldade: *****
Custo: *****
Ingredientes
- 5 ovos
- 1 1/2 xícara de açúcar
- 250 gramas de chocolate meio amargo
- 250 gramas de manteiga sem sal
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de cacau em pó
- 1 sorvete de sua preferência
- Caldas e coberturas a gosto
- Frutas e acompanhamentos a gosto
Modo de Preparo
1. Junte os ovos e o açúcar. Bata até obter um creme esbranquiçado.
2. Em um refratário, derreta o chocolate e adicione ao creme de ovos. Mexa bem.
3. Acrescente em seguida a farinha e o bicarbonato.
4. Unte e enfarinhe forminhas de tamanho médio para suflê e despeje a massa nela. Preencha apenas até a metade da vasilha.
5. Leve ao forno médio (180°C) preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até que forme uma casquinha e o interior continue cremoso.
6. Retire do forno e decore com sorvete, frutas, caldas e acompanhamentos que você goste.
Dica: Salpique cacau sobre ele, acompanhe com calda de chocolate, amêndoas em lâmina e frutas da estação. Para completar, encaixe no meio do bolinho o sorvete de palito que você mais gosta!
Delícia essa sobremesa, amo!!!
ResponderExcluirA receita já tá no ar!! Vale a pena! http://maisonbistrot.blogspot.com.br/2015/04/receitadavez-grand-petit-gateau.html
Excluir