O doce surge por volta do século XVII, mas ainda não era conhecido por esse nome, na época em que a mineração estava em alta no Brasil, principalmente nos territórios de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.
Era de costume que as esposas dos mineiros comemorassem sua volta fazendo jantares - já que muitos mineiros passavam dias, semanas ou até meses sem voltar para casa; alguns chegavam a não sobreviver nas minas, com o trabalho muito puxado. Como sabemos, a vida não era fácil, o trabalho era quase escravo e o dinheiro era bem pouco. Por isso, na maioria das vezes, os ingredientes usados para as comidas dos "banquetes" de comemoração eram baratos e, muitas vezes, podiam ser encontrados nos próprios pomares e hortas das fazendas e sítios.
Aí que surge o doce Mineiro de Botas, ou Mineiro com Botas (homenageando esses trabalhadores). É feito a partir da mistura do queijo minas com banana, açúcar e canela. A disposição dele pode variar, com queijo em pedaços ou ralado; as bananas amassadas ou em tiras... Vai do gosto de quem faz.
Originalmente mineiro, o doce acabou ganhando fama também pelo Rio de Janeiro, onde você encontra com facilidade no cardápio de sobremesas de vários restaurantes. Lá, algumas variações podem ser vistas: doce de leite, goiabada, pudim de baunilha e até leite condensado podem entrar na receita e trazer novos sabores e sensações ao doce, que pode ser servido tanto quente como frio.
Enfim, independente de onde foi criado e onde fez a fama, o que sabemos é que esse doce caiu no gosto dos brasileiros, que adoram a mistura do doce - no caso a banana - com o salgado do queijo. Pode não ser um doce tão bonito, graças ao seu aspecto rústico, mas é uma delícia de dar água na boca, não é mesmo?!
Mineiro com Botas
Rende: 06 porções
Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo de Cozimento: 30 minutos
Tempo de Espera: -
Dificuldade: *****
Custo: $$$$$
Ingredientes
- 6 bananas nanicas amassadas
- 200 gramas de queijo minas curado ralado
- 50 gramas de manteiga sem sal
- 1 xícara de açúcar
- 4 ovos batidos
- Açúcar e canela a gosto
Modo de Preparo
1. Em uma tigela, frite as bananas na manteiga até ficarem bem douradas.
2. Em seguida, misture 1/4 do queijo ralado às bananas e misture. Adicione o açúcar e os ovos. Mexa até misturar bem.
3. Distribua em uma tigela a massa e sobre ela ajeite o restante do queijo ralado. Se quiser, decore com rodelas de banana e salpique a mistura de açúcar com canela.
4. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos a 200°C.
5. Retire do forno e sirva, quente ou frio.
Dica: Se você quiser pode adicionar à receita goiabada ou doce de leite. Só não esqueça de diminuir um pouco do açúcar para que não fique muito doce e enjoativo.
Adorei a história
ResponderExcluirA maneira simples de fazer fica boa,a versão carioca com creme em cima do queijo e terminado com um suspiro(ao ir ao forno) fica uma delicia!
Nunca comi esse doce, quem poderia me presentear?
ResponderExcluir