segunda-feira, 6 de abril de 2015

CREME BRÛLÉE

Quando a gente fala em doce, muitos vêm em nossa cabeça. Desde os mais simples até os mais elaborados; dos mais clássicos aos mais modernos; dos mais baratos aos mais caros... Enfim, para quem gosta de doce, qualquer açúcar é festa!!

E vamos combinar, para quem gosta muito mesmo de doce e entende sobre isso, não tem como não conhecer o Creme Brûlée (do francês, queimado). Queridinho da pâtisserie, esse doce feito de açúcar, creme de leite, leite, gemas e favas de baunilha possui uma origem um tanto quanto controversa e sabores e sensações inigualáveis - a crosta superior é "queimada" com um maçarico de cozinha e fica caramelizada, enquanto o restante da sobremesa permanece cremosa e bem geladinha.

Mas voltemos à conversa original: de onde veio? Como já dissemos, sua origem é um pouco controversa. Pelo nome, é francês (claro!), mas segundo os espanhóis, o Creme Brûlée é uma cópia adaptada do seu famoso Creme Catalana, que data do século XVII. Já para os ingleses, é uma variação do Burnt Cream, que traduzido para o francês virou Creme Brûlée, tornando-se mundialmente conhecido apenas no século XIX.

Porém, em livros e referências históricas, apesar de todas as contradições, aparece pela primeira vez no livro Noveau Cuisinier Royal et Bourgeois, de François Massialot, publicado em 1691. Segundo ele, a base da receita era de gemas e leite com uma pitada de farinha. Já a primeira referência inglesa, aparece apenas em 1879, a respeito do Trinity Cream ou Cambridge Burnt Cream. Era o doce feito na universidade, onde o símbolo da mesma era marcado com um ferro quente sobre o açúcar da cobertura.

É considerado uma sobremesa bastante elegante e sofisticada. Tradicionalmente é servida em porções individuais - em pequenos vasilhames - e saborizadas com as favas de baunilha. Porém as possibilidades de combinar sabores são infinitas: café, licores, chocolate, doce de leite, limão, laranja, canela, coco... Enfim, o sabor que você quiser harmonizar.

Independente da origem, sabemos que foi através dos franceses que essa delícia da pâtisserie caiu no gosto dos amantes de doces. Se você nunca experimento, deveria experimentar, afinal não é sempre que se encontram sensações diferentes em um mesmo potinho!!

 

Creme Brûlée


Rende:  6 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 40 minutos
Tempo de Espera: 6h10m
Dificuldade: *****
Custo: $$$$$

Ingredientes

5 gemas
- 100 ml de leite
- 350 ml de creme de leite fresco
- 2 colheres de chá de essência de baunilha
1/3 de xícara de açúcar
- Açúcar para caramelizar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 160°C. 
2. Na tigela da batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata até que forme um creme amarelo bem clarinho.
3. Sem bater, adicione o creme de leite fresco, o leite e a essência de baunilha e misture bem, até formar um creme homogêneo. Deixe a mistura descansar por 10 minutos.
4. Prepare uma panela com água em forno alto para levar o creme em banho maria.
5. Com a ajuda de uma colher, vá retirando a espuma que formar na superfície do creme. Distribua em 6 refratários individuais e coloque-os em uma forma com as laterais baixas. Coloque água na forma e leve ao forno em banho maria por mais 40 minutos.
6. Retire do forno e leve à geladeira por 6 horas.
7. Para servir, polvilhe açúcar em cima do doce e, com uma colher metálica aquecida no fogão, caramelize o açúcar, passando as costas dela com movimentos circulares sobre o açúcar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário