Vocês conhecem uma sobremesa bem rústica, conhecida como crumble? Não? Então vamos lá! Por incrível que pareça a sobremesa recebe o nome graças ao verbo da língua inglesa que possui o significado de esfarelar, desmoronar ou quebrar em pequenos fragmentos. Daí já dá para imaginar o estilo do doce (ah, ele também pode ser salgado!).
Os crumbles surgiram no território do Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundia. Originou-se por causa da escassez de ingredientes para a fabricação de tortas tradicionais e a partir daí foram sendo adicionados ingredientes como oleaginosas e grãos em geral, junto com um pouquinho de farinha de manteiga. Além disso, o prato se popularizou pelo mundo pela sua simplicidade, o que facilitava a vida das mulheres e as deixavam com mais tempo para cuidar da família e outras tarefas da casa.
A sobremesa é feita de frutas picadas (secas ou frescas) e uma mistura de farinha, manteiga e açúcar que costuma ser assada até ficar dourada e crocante.
Como o nome já diz e você já imaginou, a sobremesa é super fácil de fazer e pode ter diversas versões. As mais tradicionais são de berries ou de maçã com canela com um toque de amêndoas, nozes, passas e grãos. Para completar, a sobremesa é servida bem quentinha acompanhada de chantilly e há quem ouse om uma bolinha de sorvete!
Uma delícia, não acha?
Crumble de Maçã, Canela e Caramelo
Rende: 6 porções
Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo de Cozimento: 25 minutosTempo de Espera: -
Dificuldade: *****
Custo: $$$$$
Caramelo de Maçãs
- 6 maçãs cortadas em cubinhos
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1/3 xicara de açúcar cristal
- 1 xícara de açúcar demerara
- 1 pitada de canela em pó
Farofa
- 200 gramas de farinha de trigo
- 100 gramas de granola
- 1 colher de sopa de uvas passas
- 120 gramas de manteiga bem gelada
- 150 gramas de açúcar demerara
- 1 pitada de canela em pó
Modo de Preparo
2. Unte forminhas individuais (ou um pirex grande) com manteiga e despeje o caramelo de maçãs.
3. Preaqueça o forno a 180°C. Enquanto isso, para a farofa, misture todos os ingredientes com as mãos até que forme uma espécie de farofa bem molhadinha.
4. Jogue a farofa de maneira que cubra toda a camada de caramelo, mas sem se importar com uniformidade - a ideia é algo rústico mesmo.
5. Leve as forminhas ou pirex ao forno por cerca de 20 minutos e sirva quente!
Dica: Se você quiser, pode acompanhar com uma bola de sorvete de creme, fica uma delícia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário