segunda-feira, 21 de março de 2016

TORTINHAS ACETINADAS DE CHOCOLATE

Você sabe como surgiu o doce mais consumido no mundo, o chocolate? Não? Então vamos lá!

Segundo relatos mais antigos, os primeiros povos a consumir chocolate como parte do seu dia a dia foram os Olmecas, por volta do ano de 1500 a.C., que habitavam a região que hoje se encontram a Guatemala e o México.

Pouco tempo depois, Maias e Astecas - habitantes da mesma região - desenvolveram o costume de beber uma iguaria, o xocoatl, em um ritual considerado sagrado (assim como a bebida). As sementes eram torradas e misturadas com temperos, tais como pimenta e uma base de milho fermentada com especiarias locais e, muitas vezes acompanhava mel. Já deu para perceber que o sabor era bem diferente do que conhecemos hoje.


Para começar a tomar o formato que vemos hoje, o cacau, através do comércio realizado pelos conquistadores espanhóis (que dominaram o comércio de cacau por mais de 100 anos), foi levado à Europa. No começo, por ser considerado um alimento especial - tinha valor nutricional e energético muito altos - era consumido apenas por mulheres, sacerdotes e nobres em igrejas católicas.

É somente por volta do século XVIII que começam a aparecer estabelecimentos que vendiam essa iguaria. Os locais eram conhecidos como "Casas de Chocolate" e passaram a receber bastante visitas, concorrendo fortemente com cafeterias, na cidade inglesa de Londres. Nessa época, a produção era artesanal e em pequena escala, mas uma xícara de chocolate quente já não era mais luxo apenas para os nobres.

Somente após a Revolução Industrial, com a invenção de grandes maquinários, que se torna possível a produção em escala do chocolate - barateando custo, tornando seu prazo de validade maior e disponibilizando mais chocolate no mercado. É nessa época também que começam a aparecer os sabores e mistura de ingredientes ao nosso querido chocolate.

Mas, é no ano de 1828 que o fabricante holandês Conrad Van Houtten descobriu o método de extrair a gordura dos grãos de cacau moídos, e transformá-la em manteiga de cacau. Somente vinte anos depois, quando uma empresa inglesa - a Fry and Sons - utiliza esse método e começa a produzir chocolate doce em barra para comer, misturando o cacau moído, manteiga de cacau e açúcar que o chocolate começa a tomar a forma como vemos hoje.

Juntamente com os holandeses, os ingleses impulsionaram o comércio e a fabricação do chocolate, mas é graças aos suíços que temos os chocolates como conhecemos. São eles que adicionam leite à mistura, tornando-a doce e cremosa como conhecemos hoje (por isso que os chocolates suíços são tão famosos - além de tradição, são de altíssima qualidade).



Tortinhas Acetinadas de Chocolate


Rende: 8 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
Dificiculdade: *****
Custo: $$$$$

Ingredientes

   Massa:

- 40 gramas de margarina em temperatura ambiente
- Uma pitada de sal
- 25 gramas de açúcar
- 3 gotas de essência de baunilha
- 25 gramas de cacau
- 150 gramas de farinha de trigo

   Recheio:

- 225 gramas de chocolate amargo
- 300 ml de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 200 gramas de amoras frescas
- Folhas de hortelã para decorar

Modo de Preparo

1. Para a tortinha, misture todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo. Misture bem.
2. Aos poucos, vá acrescentando a farinha de trigo e misturando até obter uma massa homogênea.
3. Com o auxílio de um rolo, abra a massa e distribua em forminhas individuais. Leve ao forno pré assado a 180ºC por cerca de 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar para desenformar.
4. Para o recheio, derreta o chocolate em banho-maria. Aqueça o creme em fogo baixo em outra panela e despeje-o sobre o chocolate derretido.
5. Arrume as bases de torta sobre uma travessa. Coloque nelas o creme de chocolate e deixe gelar por 1 hora.
6. Despeje o recheio na massa da tortinha já resfriada, cubra-as com as amoras, polvilhe com o cacau, se for usá-lo, e enfeite cada uma com uma folhinha de hortelã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário