Atualmente, o cheesecake é preparado por uma base de biscoitos, um recheio à base de queijo, creme e ovos, coberto preferencialmente com frutas. Tradicionalmente, costuma ser cozido no forno.
Mas, vamos voltar um pouquinho mais: Na Grécia Antiga, por volta de 776 a.C., a cheesecake (que tnha uma receita mais parecida à um bolo, originária na ilha grega de Samos) era considerada uma boa fonte de energia e proteínas e, por isso, costumavam ser servidas para os atletas durante a primeira Olimpíada - nesse mesmo ano -, na ilha de Delos.
Para os gregos, esse bolo era muito tradicional em casamentos também. Como já falamos aqui no blog, antigamente açúcar era uma especiaria muito cara e por isso, pouco utilizada. Nessa época, a base da receita era farinha de trigo, mel e queijo (combinação muito tradicional pelas ilhas gregas) que eram misturados, formando uma massa homogênea de bolo de queijo.
Para chegar até os dias de hoje, os romanos deram uma ajudinha. Ao conquistarem a Grécia, a receita veio como um troféu - mostrando a dominação dos romanos sobre os gregos. Com a chegada em novo território, algumas modificações foram feitas: o queijo passou a entrar em pedaços e os ovos também foram acrescidos nessa receita.
Em Roma, o bolo (que passou a ser conhecido por Libum) era cozido em tijolos e feitos somente em ocasiões especiais - já que sua principal função era agradecer e acalmar os Deuses. A primeira comprovação da existência desse doce através de registros escritos data de 200 a.C., quando Marcus Cato - um político romano -descreve a receita e modo de preparo do libum.
Como sabemos, o Império Romano foi um dos maiores da história e com isso, suas tradições se expandiram, assim como seu território, passando a sofrer adaptações de acordo com os ingredientes disponíveis em cada região.
Mas vamos combinar uma coisa: apesar de todo mundo achar que cheesecake é uma receita americana, ele só veio dar as caras por aqui a partir do século XVIII, graças aos imigrantes europeus que chegaram pelos portos norte americanos.
Há quem diga que a criação do cheesecake seja norte americana por um único motivo: hoje em dia o ingrediente essencial para a produção dessa sobremesa é o cream ceese e não o queijo em si - como antigamente -, o que torna, portanto, a versão moderna do bolo de queijo grego (libum, para os romanos) uma criação totalmente americana. Mas, a história do cream cheese é uma história totalmente à parte, não é mesmo!?
Cheesecake de Framboesa
Rende: 8 fatias
Tempo de Preparo: 50 minutos
Dificuldade: *****
Custo: $$$$$
Ingredientes
Massa:
- 200 gramas de biscoito tipo maisena
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
Creme:
- 450 gramas de cream cheese
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Suco de 1/2 limão
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 3 ovos
Cobertura:
- 1 xícara de geleia de framboesa pronta (caso você opte por fazer, aqui ensinamos)
Modo de Preparo
1. Para a massa, triture o biscoito até obter uma farinha bem fininha.
2. Misture à essa farinha a manteiga em temperatura ambiente, até formar uma farofa. Forre o fundo de uma forma com o aro removível e leve à geladeira por cerca de 1 hora.
3. Para o creme de queijo, bata na batedeira o cream cheese, a baunilha, o suco do limão, o açúcar e os ovos até formar um creme homogêneo.
4. Despeje o creme na forma sobre a massa gelada e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos. Retire, deixe esfriar e leve à geladeira.
5. Para decorar, desenforme e espalhe a geleia de framboesa por cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário