terça-feira, 21 de abril de 2015

#ACONTECE:THE UNFAIR MENU

   Normalmente aqui no blog a gente traz somente receitas e histórias dos doces mais famosos e gostosos. É muito legal, mas trazer um pouquinho do que acontece no mundo dos restaurantes e eventos gastronômicos, também é.

   Pensando nisso, hoje vamos falar de uma ação sensacional criada pela Agnelo Comunicação em parceria com o restaurante Ramona, em São Paulo, feita durante o mês da mulher. Mas o que era e porque causou tantos comentários nos portais e redes sociais?

    A ação faz parte de uma campanha de conscientização sobre desigualdade de salários entre homens e mulheres que exercem o mesmo cargo dentro de uma empresa. Para se ter uma noção, aqui no Brasil as mulheres costumam receber 30% a menos que os homens, executando exatamente a mesma função. Ou seja, elas só possuem 70% do poder aquisitivo de um colega de trabalho do sexo masculino.

   Pensando nisso, a agência de comunicação e o restaurante desenvolveram o "The Unfair Menu" (traduzido para o português - O Menu Injusto). Funcionava da seguinte forma: os cardápios possuíam uma nota dizendo que os preços dos pratos seriam acrescidos em 30% quando o cliente que fizesse o pedido fosse homem.

   Já dá para imaginar que muita gente se revoltou, se recusou a pagar e quis tirar satisfação com o gerente da casa, não é mesmo? Mas a estratégia foi a seguinte: Vamos deixar os clientes se revoltarem. Na hora em que a revolta atingisse um ponto que não era mais "saudável", o gerente entregava à pessoa um folheto explicativo que falava sobre a ação do menu injusto:

"No Brasil as mulheres recebem em média 30% a menos para desempenhar as mesmas funções. Isso sim é injustiça. Peça o cardápio normal para o garçom e ajude a repassar essa mensagem."

   Assista ao vídeo da ação e veja quais foram as reações dos homens e mulheres quando souberam o motivo dos 30% de acréscimo ao valor do prato e da bebida.



   E para a agência e o restaurante, eu deixo aqui meus parabéns pela ideia e pela atitude!

"The Unfair Menu. Uma campanha contra a desigualdade salarial dos gêneros."





Nenhum comentário:

Postar um comentário