Muitas pessoas nunca ouviram falar dessa tradição - o nhoque da sorte - que é uma simpatia famosa pelo Brasil de origem italiana. Segundo a superstição, se você comer sete unidades de nhoque no dia 29 de cada mês com uma moeda (ou nota) embaixo do prato, ele trará prosperidade financeira por todo mês seguinte. Mas tem um detalhe: você precisa guardar esse dinheiro até o próximo mês - a partir daí as interpretações são muitas: uns dizem que você deve doar no mês seguinte para caridade, outros dizem que devem deixar debaixo da louça para gastar no dia 29 do mês seguinte e, por fim, alguns dizem que deve guardar na carteira para gastá-la no dia 29 do mês seguinte.
Mas ok, toda tradição tem uma origem - real ou não - e estamos aqui para contá-la.
Segundo a lenda, em um dia 29 do século IV um santo cristão - São Pantaleão - a fim de conhecer o caráter de moradores próximos resolveu vagar faminto por um vilarejo italiano vestido de andarilho, procurando uma família que pudesse lhe dar de boa fé um prato de comida quente e gostoso.
Após muitas tentativas e várias negações, Pantaleão bateu em uma das casas pedindo um prato de comida. A família, um pouco receosa, deixou o andarilho entrar, mesmo tendo pouca comida. O prato rendeu exatamente sete unidades de nhoque para cada um da família e o andarilho. Em troca da pureza e boa fé da família, o santo deixou um presente para os anfitriões. Quando foram recolher os pratos da mesa, a família encontrou várias moedas em baixo de cada prato.
Hoje muitos países pelo mundo adotam essa tradição, colocando moeda ou nota sob os pratos, a fim de terem sorte e fortuna por todo mês. Que tal você experimentar essa tradição? Além do mais nhoque é tudo de bom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário