Olha, não sei vocês... mas se tem uma época do ano que eu adoro são as festas juninas e julinas. O clima mais agradável - nada daqueles calores infernais que vemos por aqui -, as quermesses e as comidas. Isso é um caso a parte que, convenhamos, merece muitos posts. Tem de tudo, doces, salgados, frutas e frutos e até bebidas exclusivas dessa época do ano (só de pensar já to aqui babando).
Alguns desses pratos a gente vê com frequência nos supermercados e lares brasileiros mesmo fora da época pois caíram nas graças, além de terem ingredientes fáceis de encontrar durante o ano inteiro... Esse é o caso da nossa mais que querida paçoca.
É um prato tipicamente brasileiro e seu nome vem do termo tupi po-çoc (esmigalhar), que era a forma em que era produzida: os índios colocavam farinha de mandioca e amendoim em tachos e esmigalhavam até o ponto de formar uma farinha mais espessa e com pequenas lasquinhas de amendoim.
Normalmente encontramos paçocas para vender nos formatos rolha e retangular. Daí a gente resolveu trazer para vocês um jeito diferente de comer paçoquinha: ela bem cremosa e de colher. Sonho né?
A receita é super fácil, prática e rápida de se fazer. Boa para aqueles dias de preguiça ou aquela visita inesperada. Se quiserem vocês podem optar por decorar os copinhos com pedacinhos de paçoca, fica melhor ainda!
Paçoca Cremosa
Rende: 20 potinhos
Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo de Cozimento: 10 minutos
Tempo de Espera: 30 minutos
Dificuldade: *****
Custo: $$$$$
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 500 gramas de amendoim moído
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 lata de creme de leite
- 1 1/2 xícara de leite
- Paçoca para decorar
Modo de Preparo
1. Em uma panela, junte o leite condensado, o leite e a manteiga. Leve em fogo médio até que a mistura solte do fundo e das laterais, formando uma bolinha de massa homogênea.
2.Em seguida, desligue o fogo e ainda na panela, acrescente o amendoim e o creme de leite. Mexa bem até misturar tudo.
3. Distribua em potinhos, salpique um pouco de paçoquinha triturada. Pode ser servido morno ou se preferir, leve à geladeira e sirva gelado.
Obs.: o rendimento fala em 20 potinhos daqueles pequenos de doces... quanto maior o potinho, menor vai ser o rendimento, mas maior vai ser a porção!
Espero que tenham gostado e que seja útil para aqueles eventos que surgem de última hora ou para matar a vontade daquele docinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário