Todo mundo já ouviu falar alguma vez na vida nos famosos chás da tarde (ou chá das cinco) inglês. Mas a dúvida é: como surgiu e porque ficou tão famoso a ponto de que ao marcar 17h no Big Ben, muitas pessoas fazem uma pausa para tomar chá, conversar e relaxar um pouco da rotina.
Bom, como tudo tem uma tradição, o mais famoso chá do mundo também tem: ele chega à Inglaterra em 1662, com a princesa de Portugal Catarina de Bragança, que alguns anos depois se tornaria esposa do rei Charles II. Apesar da origem datar do século XVII, é somente no século XIX que a prática de fazer uma pausa para o chá da tarde se tornou moda, graças a duquesa de Bedford, Ana Maria Russell.
O motivo? Como ela era como nós, de carne e osso, no fim da tarde - entre o almoço e o jantar, sempre batia aquela fome. Para resolver o problema era servido à ela uma xícara de chá com leite e açúcar e um lanche. Com o tempo, ela passou a convidar amigos para relaxar e comer com ela e a mesa se tornou palco para um momento de descontração e socialização. Mas tem um detalhe: como era uma duquesa requintada, exigia que houvesse uma grande variedade de sabores de chás (ou seja, para ser considerado um chá oficialmente britânico, você deve possuir uma variedade de pelo menos 6 infusões diferentes).
Apesar de todas as característica de clima e estilo de vida dos ingleses ser muito diferente da nossa, é possível tomar chás da tarde inspirados no estilo dos britânicos - o importante é adaptar o cardápio - fazendo uma recepção agradável e descontraída em casa.
Algumas coisas você pode pensar: que tal colocar no menu chás gelados (afinal temos um clima bem quente por aqui) e optar por fazer o chá em um lugar arejado - como uma varanda ou um quintal com a brisa refrescante do final da tarde - com uma paisagem legal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário