Qual é a primeira coisa que a gente pensa quando vê ou fala em marshmallows? Aposto que você pensou naqueles filmes americanos onde as pessoas os comem à beira da fogueira (ou lareira), ou talvez naqueles filmes natalinos, onde vemos os marshmallows boiando nas xícaras de chocolate quente, não é mesmo?
Mas pera aí, você sabe realmente de onde eles vieram? Foram feitos para alguma outra finalidade ou era só uma guloseima mesmo? Como sempre, fomos atrás para descobrir de onde e porque veio, além de descobrirmos como caiu no gosto da maioria das crianças e de muitos adultos também.
Pois é, a origem não é como você imagina: Não é nem perto dos Estados Unidos. Pois é. A primeira aparição do marshmallow é no Antigo Egito, exceto pelo nome, que surge somente no século XVI. Possuía como base ingredientes como mel aromatizado engrossado com um líquido retirado da raiz da planta Marsh Mallow (Althaea Officinalis) - que hoje em dia, pode ser encontrada em diversas regiões do mundo, como por exemplo, o leste dos EUA.
A planta era rica em amido, pectina e mucilagem - esta última possuía propriedades antitussígenas (contra tosse) e contra dores de garganta - o que tornava na época seu uso como forma de tratamento de algumas doenças.
No final do século XIX, fabricantes franceses desenvolveram uma maneira de substituir o uso da seiva da planta pelo uso de clara de ovo ou gelatina combinados com amido de milho, criando assim a base da borracha. Nesse período adicionaram também o açúcar à receita, com a finalidade de dar mais volume à massa; mas é somente no ano de 1948, que a partir do processo de extrusão criado por Alex Doumak, os marshmallows passam a ter o formato cilíndrico que conhecemos hoje.
Nos dias de hoje, a guloseima é bastante popular nos Estados Unidos e no Canadá, onde são colocados em espetos e assados em fogueiras e lareiras - criando uma crosta caramelizada crocante com uma camada líquida mantendo seu interior quentinho, fofinho e bem macio.
Outra forma de comê-los é com chocolate quente, jogando os marshmallows dentro das xícaras para que eles derretam. Hoje em dia também existem outras formas menos tradicionais de usá-los como recheio para tortas e bolos, cobertura e etc.
Outra tradição muito popular desse doce, principalmente entre as crianças é a brincadeira conhecida como Chubby Bunny, onde as crianças enchem a boca de marshmallows ao mesmo tempo que devem pronunciar frases difíceis.
O marshmallow como conhecemos é obtido através da mistura de gelatina, açúcar, clara de ovos, glucose de milho e aromatizantes especiais. Quando prontos são cortados em pequenos cilindro e envoltos em uma suave camada de açúcar de confeiteiro e amido, dando a aparência delicada que vemos.
Um dos fatores que mais atrai nessa guloseima são sua textura macia e sua aparência aveludada, com cores pastéis doces, infantis e acalentadoras. Essas cores não são escolhidas aleatoriamente: Elas seguem os tons suaves de flores silvestres que antigamente eram usadas na sua produção e saborização.
Marshmallow
Rende: 1 forma grande
Tempo de Preparo: 30 minutos
Tempo de Cozimento: -Tempo de Espera: 8 horas
Dificuldade: *****
Custo: $$$$$
- 2 xícaras de açúcar cristal
- 1 colher de sopa de glucose de milho
- 300 ml de água
- 4 colheres de sopa de gelatina incolor
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 claras
Modo de Preparo
2. Em outra tigela, dissolva as 4 colheres de gelatina incolor no restante da água aquecida(150 ml).
3. Quando a mistura que estiver no forno atingir o ponto de bala dura, adicione a gelatina incolor hidrata e mexa bem.
4. Bata as claras em neve, até formarem picos firmes.Misture a massa de gelatina e bata até ficar um creme bem firme. Adicione a essência de baunilha.
5. Despeje a massa em uma forma retangular salpicada com açúcar de confeiteiro e leve à geladeira por cerca de 8 horas.
6. Ao retirar você pode cortar em cubinhos com uma faca mesmo, ou usar forminhas com diversos formatos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário