terça-feira, 24 de março de 2015

"VOTE NO BRIGADEIRO, QUE É BONITO E SOLTEIRO"

É, isso mais parece um slogan de campanha política baseado na opinião feminina, do que um post sobre gastronomia, mas tudo bem, vamos lá.

Você nunca se perguntou qual a real origem do nome brigadeiro para o docinho mais tradicional da cozinha brasileira? A história começa na década de 1940, quando as campanhas para eleições presidenciais estavam a todo vapor, tendo como candidatos Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas e Eduardo Gomes - o Brigadeiro -, este último que fazia o maior sucesso entre as mulheres da época (por favor, considerem os concorrentes e o padrão de beleza da época).



Deixando a ideia de galã de lado, vamos voltar às eleições: Todos queriam estar nas festas de campanha de Eduardo Gomes porque ouviam dizer sobre um doe misterioso que era frequentemente servido nesses eventos na casa do candidato - massa cremosa feita a base de chocolate envolta com uma final camada de açúcar. Com o tempo, o doce foi ganhando fama pela cidade do Rio de Janeiro - porém ainda não possuía um nome.

Graças a estar sempre presente nas festas, ser feito por suas fãs  e eleitoras mais prendadas, ser o docinho favorito do Brigadeiro e até então ser um docinho desconhecido, essa maravilha de chocolate acabou recebendo o nome de brigadeiro, em homenagem a Eduardo Gomes e sua posição militar.

Porém, já existiam registros anteriormente de um docinho bastante semelhante ao brigadeiro - a base de leite condensado, chocolate, manteiga e gemas - que circulava pela região sul do país, conhecido como negrinho. Segundo a história, uma gaúcha bem branquinha e loira achava muito exótico o tom que o docinho atingia quando pronto, lembrando o tom amarronzado da pele das mulatas brasileiras.

Detalhe: enquanto em todo o Brasil e fora o doce é conhecido como brigadeiro, é muito comum em algumas localidades da região sul ainda ser chamado de negrinho.

Para evitar ataques noturnos (ou diurnos mesmo!!) à geladeira, insônia e bebês com carinha de brigadelícia, trouxemos uma receita de brigadeiro especial - com um toque especial eu diria, afinal Nutella é o néctar dos deuses (ou quase!). Mas de uma coisa podemos ter certeza: não é porque tem um ingrediente especial que a receita ficou mais difícil!

E, se caso você faça parte da galera que se perde até para fritar um ovo ou ligar o fogão, a gente trouxe a receita- porque a história é legal e importante, mas colocar a mão na massa e se deliciar é melhor ainda!



Brigadeiro de Nutella


Rende: 30 Brigadeiros

Tempo de Preparo: 30 minutos
Tempo de Cozimento: 10 minutos
Tempo de Espera: 40 minutos
Dificuldade: Fácil
Custo: $$$$$


Ingredientes


1 lata de leite condensado

- 1 colher de chocolate 70% cacau em pó
- 1 colher de manteiga sem sal
- 120 gramas de Nutella
- Granulado para decorar

Modo de Preparo


1. Em uma panela, junte o leite condensado, o chocolate em pó, a manteiga em temperatura ambiente e a Nutella.

2. Leve a mistura ao fogo médio e mexa até que a massa desgrude do fundo e das laterais formando uma bolinha de massa homogênea.
3. Leve à uma vasilha ou prato para que esfrie e possa manusear.
4. Use um pouco de manteiga para untar as mãos e e com o auxílio de uma colher de sobremesa pegue porções de massa e enrole bolinhas.
5. Passe no granulado de sua preferência, coloque os brigadeiros em forminha e sirva-os.

Prontinho!! Agora é só colocar a mão na massa e fazer o melhor brigadeiro de todos os tempos.. Matem a vontade por mim, por quem tá de dieta, pela grávida que ficou com vontade, pela namorada que tá de TPM (insuportável) e é isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário