sábado, 11 de abril de 2015

APFELSTRUDEL

Apfelstrudel. Não tinha um nome mais fácil não? Pois é! Esse é o nome do famoso folhado de maçã que conhecemos por aqui, muito tradicional principalmente pela região sul do Brasil. Mas, você sabe onde ele surgiu? Diferente do que todo mundo acha, sua origem não é alemã. O queridíssimo apfelstrudel nasceu na Áustria, mais precisamente em Viena; mas é na Alemanha onde ele se populariza e torna-se um dos principais pratos locais.

A origem não é exata, afinal de contas antigamente nem todo mundo sabia ler e escrever, portanto muitas histórias e origens foram perdidas ou modificadas boca a boca com o tempo. A receita mais conhecida dos folhados de maçã surge na Europa Central e pensa-se que ele tenha se originado sob influências da culinária do Império Bizantino da Armênia e da Turquia.

É feito de uma massa semelhante à nossa massa folhada bem fina e elástica - chamada de strudel - e recheada com maçãs cortadas em pequenos quadrados, saborizadas e aromatizadas com canela. Muitas vezes acompanha passas e migalhas de pão. Em alguns casos, a receita pode levar rum para intensificar o sabor do recheio. Nozes e amêndoas são opcionais.

Segundo a lenda, cada camada de massa desse doce deve ser suficientemente fina e transparente para que se consiga ler cartas de amor, tornando assim as palavras ainda mais doces, tais como o sabor do apfelstrudel.

Na hora de servir, comumente é levado à mesa quente, salpicado com açúcar de confeiteiro e acompanhado de sorvete de creme.

Enfim, como sempre falamos por aqui: história é bom, mas comer é melhor ainda!! Então vamos lá. Depois e conhecermos a origem de um dos doces mais tradicionais da culinária alemã (apesar de sua origem não ser exatamente de lá...).

A gente trouxe a receita da massa que se usa para fazer os apfelstrudel, mas se quiser ter menos trabalho, você pode optar por comprar massa folhada pronta, que também ficam uma delícia e facilitam e muito na hora da preparação de um prato.


Apfelstrudel


Rende: 16 fatias
Tempo de Preparo: 40 minutos
Tempo de Cozimento: 40 minutos
Tempo de Espera: 1 hora
Dificuldade: *****
Custo: $$$$$

Ingredientes

    Massa

- 300 gramas de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 ovo
- xícara de água morna
- 1 colher de café de sal
- 1 colher de sopa de vinagre

    Recheio

- Farinha de rosca para polvilhar
- 12 maçãs cortadas em cubinhos
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 200 gramas de uva passa
- Suco de 1 limão

Modo de Preparo

1. Em uma panela, ferva a água e a margarina. Reserve.
2. Em um recipiente grande, misture metade da farinha de trigo, o ovo e o vinagre. à essa mistura adicione a água com a manteiga e, em seguida, adicione o retante da farinha. Sove bem a massa até soltar das mãos e ficar ficar homogênea.
3. Deixe descansar em um local escuro e coberto por cerca de 1 hora.
4. Após descanso, divida a massa em duas partes e abra uma delas em uma mesa polvilhada com farinha de trigo até que fique o mais fina que conseguir deixar (num formato retangular). Polvilhe um pouco de farinha para não grudar.
5. Sobreponha várias camadas de massa. Entre elas pincele um pouco de manteiga derretida. Coloque o recheio e enrole a massa.
6. Para o recheio, despeje o suco de limão sobre as maçãs no para não pretejarem.
7. Adicione as uvas passas, o açúcar e a canela. Coloque o recheio sobre a massa, salpique farinha de rosca e enrole a massa. Asse em forno preaquecido a 180°C por 40 minutos. Retire e polvilhe açúcar de confeiteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário