quinta-feira, 9 de abril de 2015

AMERICAN PANCAKES

Como sempre, quando falamos da origem de alguma receita, a polêmica vem à tona. Qual é a real origem de determinado prato? Onde surgiu a receita mais popular e tradicional? Será que foi um erro ou foi uma receita pré-preparada ou estudada? Dúvidas não faltam, mas a gente busca encontrar a origem das nossas queridas sobremesas.

E hoje, nosso assunto são as panquecas. Mais especificamente as American Pancakes (famosas panquecas americanas) - aquelas que vemos em filmes e desenhos animados em formato de torre, servidas no café da manhã, com caldas e mais caldas, normalmente de mel, chocolate ou frutas silvestres. A receita é praticamente a mesma que encontramos por aqui, mas tradicionalmente a massa dele fica mais gordinha, não é enrolada (as caldas funcionam como cobertura, não como recheio) e são servidas apenas no café da manhã ou nos lanches de fim de tarde.

american-pancake

Voltando à origem, pode-se dizer que as panquecas surgiram há milhões de anos, lá na Pré História. Mas porque acreditam nisso? Porque historiadores, ao analisarem hábitos de quem vivia por aqui naquela época, constataram que eles costumavam comer uma mistura de ovos, leite ou água e sementes secas que eram misturadas e depois cozidas em pedras ou panelas de barro rasas, formando algo parecido com o que nós conhecemos hoje como panquecas.

Mas, como isso faz MUITO tempo, pode ser que a receita tenha se perdido em algum lugar do passado durante um período e, portanto, quem leva a fama pela "origem" das panquecas é uma dona de casa (não se sabe exatamente em que lugar do mundo) que sem querer derrubou um pouco de mingau no fogão a lenha, que estava bem quente. A mulher percebeu que a mistura cozinhava bem rápido e se transformava numa massa leve, flexível e saborosa.

Tá, e como ela ficou tão popular e se tornou item indispensável no café da manhã dos norte americanos? Na verdade, a panqueca apareceu nos EUA recentemente, no final do século XIX, trazido por imigrantes europeus. Ou seja, ela primeiro se tornou popular pela Europa, para depois vir para América e se tornar super famosa.

pancakes imagem

Na Europa ela ganha fama no século V quando o papa Gelásio as oferecia para os peregrinos franceses que chegavam famintos para a festa da Canderola - comemoração do ritual de purificação da Virgem Maria após o nascimento do Menino Jesus. Como o povo francês adora renovar e mudar os nomes das receitas, eles levaram as panquecas para a França e lá deram o nome de crepe (que em francês quer dizer crespo - textura da massa depois de pronta).

Agora que já sabemos como surgem as panquecas antes de chegarem por aqui, vamos saber um pouquinho mais sobre ela. A massa é feita basicamente por leite, ovos e farinha, podendo em alguns lugares possuírem alguns ingredientes extras na mistura, como temperos e iguarias.

Ah, e a palavra panqueca surge a partir da nossa querida mania de aportuguesar palavras: Pancakes (tradução em inglês: Pan - Frigideira ; Cake - Bolo). Depois das fotos e da história, vai dizer que não dá vontade de fazer uma torre dessas com bastante mel ou chocolate?!

Pensando nisso, trouxemos a receita daquelas panquecas que nós vemos em filmes e ficamos babando, só imaginando o cheirinho! A típica panqueca americana do café da manhã dos domingos, que transmitem o famoso estilo americano de levar a vida (american way of life). Diferente de como comemos por aqui, a panqueca americana possui uma massa bem adoçada e deve ser feita de forma a ficar bem gordinha e uma sobreposta a outra como uma torre.

Quanto às coberturas, podem ser das mais variadas: Mel, maple syrup, Nutella, cada de frutas silvestres (esses são os mais tradicionais) e costumam ser servidas nos cafés da manhã, com algumas exceções em cafés da tarde (bem diferente das nossas que costumam ser refeições).

Agora, que tal colocar as mãos na massa?!

Resultado de imagem para american pancakes

American Pancakes


Rende: 4 panquecas
Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo de Cozimento: 3 minutos
Tempo de Espera: 15 minutos
Dificuldade:*****
Custo: $$$$$

Ingredientes

- 1 xícara de leite
- 2 colheres de chá de manteiga
- 1 1/4 de xícara de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 2 ovos
- 1/2 colher de chá de sal

Modo de Preparo

1. Em uma tigela misture os ingredientes secos: farinha, açúcar, fermento e sal.
2. Em outra tigela, misture o restante: leite, ovos e manteiga, deixando numa consistência homogênea.
3. Misture os ingredientes secos aos líquidos até que a massa não fique empelotada. Ela deve ficar lisa, mas cuidado para não mexer demais.
4. Deixe descansar por volta de 15 minutos.
5. Enquanto isso você pode ir aquecendo uma frigideira untada com manteiga. Quando ela estiver aquecida, coloque aproximadamente 1/4 de xícara de massa no centro da frigideira.
6. Fique atento pois a massa frita rápido. Vá virando para os dois lados para que ela fique dourada por igual.
7. Para servir, coloque uma massa sobre a outra e despeje sobre ela o mel ou a cobertura de sua preferência. Decore com frutas para acompanhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário