quarta-feira, 16 de março de 2016

OVOS "GELADOS" DE PÁSCOA

A história dos Ovos de Páscoa é um pouco mais antiga do que podemos imaginar. Sabemos que nessa data celebramos a morte e ressurreição de Cristo, sendo então um momento especial para os cristãos. Mas uma coisa que sempre nos perguntamos é: afinal de contas, porque costumamos presentear os amigos e familiares com ovos de chocolate: Qual o real significado desse ato?!

A resposta na verdade está muito antes da era cristã. Para algumas religiões pagãs - cultuadas no leste europeu e no oriente - o uso do ovo como forma de presente era bastante comum e costumavam anunciar a chegada da primavera (hemisfério norte) e de toda fertilidade que ela traz consigo. Como forma de celebração, os ovos costumavam ganhar pinturas e decalques com detalhes da natureza - plantas ou algum elemento natural. A partir da Idade Média pode-se observar que esses presentes também eram dados como oferenda à Ostera, deusa da primavera (representada por uma mulher que observava um coelho que segurava nas mãos seus ovos).

Até aí tudo bem, mas como uma tradição pagã se tornou tão forte entre os cristãos? Acontece que, com o Concílio de Niceia (325 d.C.), os padres e bispos decidiram adotar algumas das tradições e rituais de outras religiões às comemorações cristãs, a fim de trazer mais fiéis para a Igreja. A partir desta decisão, começaram a ser pintados ovos com a imagem de Jesus Cristo e sua mãe, Maria. Além disso, durante o período quaresmal, era proibido o consumo de ovos. Desse modo, muitos ovos ficavam estocados e apodreciam. Para evitar desperdícios, eram cozidos e doados às crianças para colorirem e enfeitarem. Na Quinta Feira Santa, juntamente com os coroinhas das paróquias, as crianças saíam reunindo todos os ovos da redondeza e faziam omeletes para distribuir para toda a população.

Ainda na Idade Média, como sabemos que tudo era luxo e ostentação, os ovos costumavam ser feitos de ouro (muitas vezes maciços) e cravejados de lindas pedras preciosas. Nessa mesma época, quando os ovos não eram maciços possuíam uma lembrança no interior (o valor do presente variava de acordo com a classe de quem dava e a importância de quem recebia).

É bem depois do século XVI que começa a se encontrar o chocolate - graças à colonização de territórios maias e astecas -, a partir da descoberta do cacau pelos espanhóis. E apenas 200 anos depois, no século XIX que aparece o primeiro ovo de chocolate da história, produzido por grandes nomes da cozinha requintada francesa.


Ovos de Chocolate Gelados


Rende: 2 porções
Tempo de Preparo: 4h40
Dificuldade: Médio
Custo: $$$$$

Ingredientes

- 500g de chocolate ao leite
- 200g de sorvete crocante
- Forma de ovos de chocolate de 500g
- Calda de caramelo
- Castanhas para decorar

Modo de Preparo

1. Primeiro, faça a temperagem do chocolate: derreta o chocolate até que forme um creme homogêneo. Esfrie-o lentamente com a ajuda de um pão duro fazendo movimentos constantes, até esfriar.
2. Assim que amornar e com a ajuda de uma colher ou pincel, passe o chocolate na forminha, de dentro para fora, não se esquecendo de caprichar nas laterais. Vire a forma sobre a vasilha de chocolate derretido para reaproveitar a sobra.
3. Deixe gelar a camada por cerca de 3 a 5 minutos. Repita a operação mais 3 vezes, camada por camada.
4. Assim que o chocolate endurecer, preencha o ovo com o sorvete crocante, nivelando ele com as laterais do ovo (se quiser, pode fazer várias bolas e ir distribuindo-as para dar textura ao recheio).
Após completar o ovo com o sorvete, desenforme o ovo cuidadosamente.
5. Embrulhe cada metade em papel filme e leve a sobremesa no freezer até a hora de servir.
6. Para decorar, despeje a calda de caramelo sobre o sorvete e salpique castanhas. É opcional, mas se quiser também coloque raspas de chocolate para dar uma colorida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário