terça-feira, 8 de março de 2016

BABA DE MOÇA - OVOS MOLES DE AVEIRO

Muitas pessoas afirmam que a origem do doce baba de moça é brasileira. Na verdade, esse doce é uma adaptação brasileira ao doce português chamado “Ovos Moles de Aveiro” – feito a partir de gemas e calda de açúcar. Ao chegar a terras brasileiras, na época do Império, foi acrescentado o leite de coco, tornando-se assim o famoso Baba de Moça, como conhecemos hoje – um dos preferidos da princesa Isabel.

Como a origem do baba de moça são os Ovos Moles de Aveiro, vamos contar um pouquinho de sua história, antes de chegar em terras brasileiras: Como o próprio nome já diz, trata-se de um doce tradicional da pastelaria conventual aveirense (capital do distrito português de Aveiro, região central portuguesa) composto por ovos e calda de açúcar.

Como era de costume na época, as freiras dos conventos usavam as claras dos ovos para engomar os hábitos (vestes das freiras), enquanto as gemas seriam desperdiçadas. Por isso, surgem muitos doces portugueses à base das gemas restantes, que juntamente com o açúcar, que começou a ser explorado a partir do século XV na Ilha da Madeira, viraram a base da maior parte da fabricação dos famosos doces portugueses. 

Segundo a lenda, No Convento de Jesus, em Aveiro, existia uma freirinha que adorava comer. Ao descobrir as peripécias da freira, a madre superior a castigou com regime de jejum forçado, como penitência ao pecado. Gulosa como sempre, a freirinha burlou o castigo e para não ser pega novamente pela madre, decidiu esconder a mistura de gema e açúcar na massa das hóstias do convento. Acontece que, no dia seguinte, suas companheiras acabaram comendo as hóstias com o doce escondido e, maravilhadas com o doce, concluíram que havia sido enviado por Deus.

Com o passar dos anos e a extinção dos conventos, as moças que eram educadas e criadas pelas freiras ficaram responsáveis pela produção desse doce. Ainda hoje, esse ele é muito encontrado para vender em padarias, confeitarias e nas estações portuguesas, principalmente em Aveiro, onde as moças usam trajes regionais típicos para vender os doces, que ainda hoje são servidos em massa de hóstia, porém com formatos relacionados ao mar - tais como conchas,  peixes, estrelas do mar - ou ainda em pequenos barris de madeira para serem consumidos de colher.




Com a vinda dos portugueses para o Brasil, vieram também algumas receitas tradicionais de lá que acabaram adaptadas com alguns ingredientes tropicais – como é o caso dos Ovos Moles - que com a adição do leite de coco (um ingrediente bem brasileiro) e a retirada da massinha de hóstia, se tornou um dos doces favoritos da Princesa Isabel, a baba de moça que conhecemos hoje em dia.

Tá, mas o nome ovos moles até faz sentido, não é mesmo?! E baba de moça? Na verdade, como o doce possui uma consistência diferente, e um sabor apaixonante, ele recebe esse nome, em referência ao beijo de moças e a saliva ("baba") delas, que faziam com que os homens corressem atrás delas e as desejasse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário