Fala galera! Nada como comemorar o dia internacional do café, falando sobre ele mesmo... Claro que todo mundo sabe que o café é um grãozinho que pode se apresentar de diversas formas (ele pode até servir pra tirar cheiro entre uma prova de perfume e outra!!), e, por isso, hoje vamos falar sobre uma das bebidas mais famosas à base de café: o cappuccino.
Só pelo nome a gente já imagina que a origem seja italiana, afinal muitos "c" e muitos "p" só pode ter essa origem né? Mas e como surgiu?
Pois é, apesar de todo charme dos cafés e das cafeterias espalhadas pelo mundo, a origem do cappuccino não é tão glamourosa assim. Inclusive, para entrarmos nesse assunto precisamos voltar alguns (muitos) séculos atrás.
Por volta do século XVI surge o termo cappuccino, atribuído à criação da receita do monge italiano Marco D'Aviano. O monge - personagem muito importante na contenção do avanço do povo islâmico na Europa -, durante a invasão de Viena em 1683 encurralou junto com os fiéis o exército islâmico, que recuou deixando várias sacas de café pelo caminho.
Como já se sabia, o café possuía um sabor bastante amargo para o paladar europeu e para que os fiéis pudessem tomá-lo, os vienenses acabaram adicionando à ele mel e leite. A receita foi batizada em homenagem ao monge que participou da batalha.
Mas até aí, porque cappuccino, né? Em italiano, a palavra cappuccino quer dizer pequeno ("ino") capuz ("cappuccio"), que era utilizado pelos monges franciscanos - tais como Marco D'Aviano.
Hoje em dia, o cappuccino tradicional é feito a partir da mistura de leite, leite vaporizado e café, sem uma proporção exata. Em alguns lugares do mundo, como no Brasil, é comum adicionar também canela e chocolate em pó.
Existem também outras variações para o cappuccino: o machiatto e o latte, que mudam de acordo com a proporção dos ingredientes originais.
Pra comemorar o dia internacional do café, que tal um bolo delicioso de cappuccino?
Bolo de Cappuccino
Rende: 8 fatias
Tempo de Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 40 minutos
Tempo de Espera: -
Dificuldade: *****
Custo: $$$$$
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2/3 de xícara de açúcar
- 2/3 de xícara de cacau em pó
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 1 colher de chá de pó de café
- 1/2 xícara de creme de leite
- 1 colher de chá de óleo de soja
- 1/2 xícara de chocolate ao leite
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 1/2 xícara de água
- 250 gramas de cappuccino em pó
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno em 200°C.
2. Em uma tigela, adicione os ingredientes secos e misture bem até que eles não fiquem separados. Não coloque ainda o chocolate ao leite.
3. Em seguida, acrescente o creme de leite e o óleo e misture até que a massa fique homogênea.
4. Agora adicione o chocolate ao leite picado e mexa bem, mas não muito para o bolo não sovar.
5. Unte a forma com um pouquinho de óleo e salpique um pouco de açúcar mascavo e cacau em pó na forma.
6. Dissolva o cappuccino em pó na água e misture à massa, até deixá-la homogênea.
7. Logo em seguida leve a forma ao forno e deixe assar por 40 minutos, ou até que ao colocar um palito de dente, este saia limpo.
Dica: Você pode servi-lo quente ou frio; se optar por servi-lo quente, acompanhe o bolo com uma deliciosa bola de sorvete com calda de chocolate!
Nenhum comentário:
Postar um comentário