Hoje o assunto é um dos bolos mais famosos e desejados do momento: o Red Velvet. Ele é de todos os bolos, o mais tradicional e o mais vendido nos Estados Unidos. O motivo exato ninguém sabe, mas pode ser por sua beleza, sua maciez ou simplesmente porque em um período da história foi a única opção de massa disponível. Seja qual for o motivo, ele caiu nas graças dos americanos e acabou se espalhando pelo mundo, chegando aqui, ainda de forma meio tímida (posso dizer que a massa é bem fofa e saborosa, concordo com os americanos em ser o tipo de bolo mais vendido!!!).
Por aqui ele é chamado de bolo veludo vermelho (tradução literal de red velvet). Mas, como sempre, a gente come, a gente compra, a gente faz, a gente gosta e indica, mas quase nunca sabemos como surgiu e porque se tornou algo tão popular.
Pois então, vamos lá. O bolo Red Velvet se tornou popular nos Estados Unidos por volta da década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial. Acontece que, com todos os fatos e a participação dos EUA na guerra, alguns alimentos deixaram de existir nas prateleiras dos mercados e mercearias e, com isso, os cozinheiros começaram a ter dificuldades para produzir massas saborosas e ricas em nutrientes para seus bolos.
Para resolver esse problema, os cozinheiros começaram a usar produtos que eles mesmos pudessem produzir ou que fossem fáceis de encontrar, tais como legumes. A beterraba, bastante conhecida e consumida por eles foi o primeiro a entrar nos testes - pois além de rica em ferro, era rica em açúcar. Além dela, outros legumes e frutas também eram usados na massa, mas não tinham todas as características necessárias para fazer uma boa massa como a beterraba, que além de adoçar por si só, ainda deixava uma coloração avermelhada bastante diferente.
Com o fim da Segunda Guerra, o mercado foi voltando ao normal e os ingredientes tradicionais para produção dos bolos foram voltando às prateleiras e, portanto, a beterraba não era mais necessária. Mas porque deixar de produzir um bolo que tinha uma cor linda se podia manter a maciez e, ao invés de dar a cor e a doçura com a beterraba, usar açúcar e corante vermelho? Hoje em dia, para dar essa coloração e maciez para a massa é usado vinagre + bicarbonato de sódio que reagem formando uma espécie de fermento líquido e ainda dão uma coloração rosada à massa).
Como nessa época o bolo já tinha caído nas graças dos norte americanos, a empresa texana Adams Extract, que durante a Guerra da Depressão (fim da década de 20) ficou famosa e ganhou muito dinheiro produzindo extratos naturais para culinária, passou a produzir em massa os extratos que davam cor e sabor ao veludo vermelho.
Com a popularização da receita, o chef do famoso hotel Waldorf-Astoria (NY), decidiu criar uma versão gourmet - a mais famosa, elogiada e procurada - do bolo, que acompanha recheio de cream cheese e a cobertura de buttermilk.
Red Velvet
Rende: 30 cupcakes
Tempo de Preparo: 30 minutosTempo de Cozimento: 15 minutos
Tempo de Espera: -
Dificuldade: *****
Custo: $$$$$
Ingredientes
Buttermilk
- 1 xícara de leite integral
- 1 1/2 colher de sopa de suco de limão
Massa
- 1 xícara de leite integral
- 1 1/2 colher de sopa de suco de limão
Massa
- 1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
- 3/4 de xícara de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de sobremesa de cacau em pó
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1/2 xícara de buttermilk
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de corante líquido vermelho
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
-1/2 colher de chá de vinagre branco
Creme
- 250 gramas de cream cheese
- 125 gramas de manteiga
- 1 colher de extrato de baunilha
- 2 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
- 3/4 de xícara de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de sobremesa de cacau em pó
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1/2 xícara de buttermilk
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de corante líquido vermelho
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
-1/2 colher de chá de vinagre branco
Creme
- 250 gramas de cream cheese
- 125 gramas de manteiga
- 1 colher de extrato de baunilha
- 2 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
Modo de Preparo
2. Em um recipiente, de preferência um copo de vidro, coloque o leite integral e o suco do limão e, com a ponta de uma faca, misture bem devagar e só um pouco- apenas para misturar os dois líquidos.
3. Deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos (quanto mais tempo deixar, mais densa ficará a mistura, por isso evite ultrapassar os 20 minutos).
4. Para a massa, preaqueça o forno em 180°C. Em uma tigela, peneire a farinha, o sal e o cacau. Acrescente aos ingredientes peneirados o açúcar e misture bem.
5. Para os ingredientes líquidos, em outro recipiente bata o ovo com um garfo. Em seguida,acrescente o buttermilk, o óleo, a essência de baunilha e o corante. Misture bem.
6. Acrescente os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e misture com uma espátula até ficar homogêneo, mas sem mexer muito, para que a massa não sole ou fique ressecada.
7. Agora, para que o bolo fique fofinho é preciso agilidade e atenção: Numa tigela pequena, coloque o bicarbonato de sódio e em seguida adicione o vinagre. Rapidamente, enquanto borbulha, adicione a mistura à massa. Imediatamente misture a massa. Esse é o ponto forte da receita.
8. Divida as massas em forminhas preenchendo 2/3 dela. Asse por cerca de 15 minutos, ou até que, ao colocar um palito na massa, o mesmo saia limpo. (evite abrir muito o forno para o bolo não murchar).
9. Para fazer o creme, bata todos os ingredientes até que a mistura fique branquinha e bem fofa. (Caso esteja muito quente, deixe a mistura na geladeira e na hora que for usá-la, bata mais um pouco para aerar mais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário