sexta-feira, 27 de março de 2015

BUÑUELOS MEXICANOS

Como sempre a gente busca trazer um pouquinho de história e coisas diferentes para vocês. Hoje vamos falar um pouquinho sobre a cozinha mexicana, e esse doce, que para nós lembra a massa de pastel passada no açúcar e canela; ou, como também é tradicional lá, no mel.

De toda os pratos conhecidos, os Buñuelos são um dos mais antigos preparados para as festividades mexicanas (natal e páscoa, principalmente), quando se costumam comê-los banhados com mel aromatizado com cravo e canela.

Na receita original, de Juana Inés de la Cruz, na época dos reinados espanhóis, a receita não era conhecida por buñuelos, mas sim puñuelos (pois a massa era totalmente feita com as mãos e esmagada com o punho).

Nas festividades, essas torradas crocantes costumam ser doces, mas existe a possibilidade de fazê-las de queijo, vento ou até mesmo de buracos (onde você preenche o buraco com patês, geleias ou doces).

Esse doce também é conhecido como buñuelos de rodilla (buñuelos de joelho) porque para dar esse formato arredondado as mulher usavam sobre o joelho guardanapos e colocavam a massa ali para dar formato (agora achei uma utilidade para definir se um joelho é bonito ou não!!)



Buñuelos Mexicanos   


Rende: 20 buñuelos
Tempo de Preparo: 3h20
Dificuldade: *****
Custo: $$$$$

Ingredientes:

   Massa

- 2 ovos batidos
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de raspas de laranja
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 8 colheres de sopa de manteiga
- 1 xícara de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Uma pitada de sal
- Óleo vegetal para fritar

   Cobertura

- 1 xícara de açúcar
- ½ colher de sopa de canela em pó

Modo de Preparo:

1. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos, com exceção do açúcar e da ½ colher de sopa de canela em pó. Reserve.
2. Em uma panela média, misture o leite, a manteiga e a baunilha e aqueça até ferver. Após levantar fervura, acrescente os dois ovos batidos e misture bem.
3. Em seguida, misture os ingredientes molhados aos secos e misture com as mãos até formar uma massa homogênea. Sove a massa em uma superfície levemente enfarinhada.
4. Em um refratário separado, misture o açúcar e a canela, para depois passar os buñuelos já fritos.
5. Faça bolinhas de até 5 cm de diâmetro e abra-as com a ajuda de um rolo deixando-as bem fininhas. Deixe descansar por cerca de 3 horas.
6. Aqueça o óleo e quando estiver bem quente comece a frita a massa – assim que ela dourar e começar a levantar bolhas, como massa de pastel – vire-a para fritar o outro lado.
7. Retire do óleo e deixe-a em um recipiente com papel absorvente para puxar o excesso de óleo e, em seguida, passe na mistura de açúcar com canela. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário