quinta-feira, 16 de abril de 2015

AMBROSIA, O DOCE DOS DEUSES

E hoje vamos falar de um doce muito popular e tradicional aqui no Brasil, principalmente nas mesas das famílias mineiras: a ambrosia. Apesar de ser um doce bem mineirinho e ter a cara do brasileiro, sua origem data de milhares de anos; afinal de contas, era um dos alimentos prediletos dos deuses do Olimpo, na Grécia.

Pois é, as primeiras aparições desse doce dos deuses (literalmente) é Grécia Antiga e era um doce de consumo exclusivo dos deuses e possuía um sabor divino. Alguns dizem que segundo a lenda, o doce possuía o poder da cura e, se um humano conseguisse tomá-lo seria punido com a morte; outros afirmam que segundo a mitologia, a ambrosia era tão poderosa que caso um humano conseguisse comê-la (o que era proibido), ele teria o poder da imortalidade. Conta a lenda ainda que, se oferecida pelos deuses, o humano que experimentasse sentia uma sensação extrema de prazer e felicidade.

O nome ambrosia deriva da palavra Ambrósio, que significa divino e imortal. Conforme a mitologia, esse manjar era muito poderoso, chegando ao ponto de ressuscitar qualquer um, bastava apenas que pusesse um pouco do doce em sua boca. Mas deviam tomar cuidado: o excesso de ambrosia podia fazer com que quem ingerisse, explodisse.

Com  passar do tempo, o doce foi adaptado e chegou a outras partes do mundo. Tornou-se bastante popular e muito bem produzido pelos países da Península Ibérica - Espanha e Portugal - e na época da colonização, veio com os imigrantes, tornando-se popular também no interior do Brasil, principalmente em Minas Gerais, aparecendo nas mesas de festas e banquetes desde o ano de 1876.

A ambrosia é um doce feito a base de leite, ovos e açúcar. No Brasil, também é conhecida por doce de ovos. Como toda receita que possui séculos e está presente em diversas partes do mundo, existem variações de ingredientes e especiarias colocadas - afinal cada região do mundo tem suas especialidades, não é mesmo?


Ambrosia 


Rende: 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
Tempo de Cozimento: 5 minutos
Tempo de Espera: -
Dificuldade: *****
Custo: $$$$$

Ingredientes

- 750 gramas de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 xícara de água
- 4 xícaras de leite
- 8 claras
- 16 gemas

Modo de Preparo

1. Em uma panela, junte o açúcar, a canela em pau e a água. Misture bem e leve ao fogo mexendo até que o açúcar dissolva por completo.
2. Após dissolver, pare de mexer e deixe atingir o ponto de calda grossa.
3. Acrescente o leite e mexa bem. Deixe ferver.
4. Em outro recipiente, bata as claras em neve e em seguida, misture as gemas cuidadosamente. Adicione essa mistura de ovos na panela, sem mexer.
5. Quando os ovos ficarem firmes, misture delicadamente com um garfo, separando os pedaços de ovos da calda. Deixe ferver por 5 minutos.

Um comentário: